História
O Handebol foi criado pelo alemão Karl Schelenz em 1919 embora se baseasse em outros esportes do final do século XIX na Europa setentrional e no Uruguai.
Antigamente o jogo era praticado num campo similar ao futebol com dimensões de comprimento entre 90 metros à 110 metros e largura entre 55 metros à 65 metros.
A Área do gol tinha raio de 13 metros, largura de 7,32 metros e altura de 2,44 metros e eram disputados por duas equipes de onze jogadores cada.
Fundamentos
Recepção
É a ação de receber, amortecer e reter a bola de forma adequada nas diferentes situações em que o jogador for solicitado.
É a ação de enviar e dirigir a bola ao companheiro de forma certa para facilitar a próxima ação. o passe e a recepção são fundamentos utilizados pelo jogador na preparação do arremesso, ou seja, colocar o companheiro em condição favorável para arremessar no gol adversário.
Arremesso
É a ação de enviar a bola ao gol do adversário com grande impulso para evitar que o goleiro defenda e para que a bola entre no gol.
Condução
É a ação de se deslocar na quadra com a bola deslocando de um lugar a outro obedecendo as regras do jogo.
Drible
É a ação de direcionar a bola uma ou mais vezes em direção ao solo sem perder o controle. O drible serve para progredir na quadra ou reter em situação especial.
Finta
É a ação que o jogador realiza para dirigir os movimentos do defensor em uma direção em falso desviando a atenção da principal intenção causando desequilíbrio. A finta tem como objetivo passar e desorganizar a defesa adversária.
Posições
Goleiro
O goleiro é importante na defesa. É o único jogador que pode parar ou rebater a bola com os pés mas só dentro da área fora dela deve jogar como outro jogador da linha. O goleiro não é importante só na defesa mas também é um grande armador de contra-ataque.
Armador
Praticamente todas as bolas passam por suas mãos. Deve saber arremessar com força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir visão de jogo, força, concentração, tempo de jogo e passe.
Meia
Geralmente são os jogadores mais perigosos durante o ataque pois os arremessos costumam partir deles ou de jogadores que receberam passes deles.
Ponta
São velozes, ágeis e possuem a capacidade de arremessar em ângulo fechado. O destaque de seus arremessos não são a força mas sim a capacidade de mirar e mudar a trajetória da bola um pouco antes de soltá-la.
Pivô
Joga infiltrado na defesa do adversário e geralmente é quem mais arremessa no time. O objetivo é abrir espaço para que os companheiros arremessem ou para que ele mesmo arremesse.
Sistemas
4X2
5X1
6X0
3X2X1
O sistema 6X0 é a base de todos os outros demais.
1 - Advertência Verbal
2 - Cartão Amarelo
3 - 2 minutos
4 - Cartão Vermelho
5 - Exclusão
5X1
6X0
3X2X1
O sistema 6X0 é a base de todos os outros demais.
Punições
1 - Advertência Verbal
2 - Cartão Amarelo
3 - 2 minutos
4 - Cartão Vermelho
5 - Exclusão
Nenhum comentário:
Postar um comentário